Animais… Como trata-los ? Como pessoas ?

Lakeland Terrier x Border Collie, Henry, with a rabbit, Guinea pig and kitten

O QUE AS PESSOAS DIZEM

Alguns acreditam que as pessoas podem tratar os animais como bem entendem. Outros acham que os animais devem receber um tratamento parecido ao que os humanos recebem.

Um conhecido defensor dos direitos dos animais argumentou que eles deveriam ter “o direito básico de não serem tratados apenas como recursos naturais ou mercadorias”. Ele acrescentou: “Deveríamos parar de tratar os animais não humanos como nossa propriedade.”

Um caso que muitos consideram exagerado é o da bilionária Leona Helmsley, que deixou 12 milhões de dólares para sua cadela e pôs em seu testamento que, depois que o animal morresse, ele deveria ser enterrado a seu lado.

Em sua opinião, como os animais devem ser tratados?

O QUE A BÍBLIA DIZ

Jeová Deus, o Criador da vida, disse aos humanos que ‘tivessem em sujeição os peixes do mar, as criaturas voadoras dos céus e toda criatura vivente que se move na Terra’. (Gênesis 1:28) Então, é razoável concluir que Deus considera os humanos superiores aos animais.

Há outro motivo para chegar a essa conclusão. Gênesis 1:27 diz algo significativo: “Deus passou a criar o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.”

Visto que os humanos foram criados “à imagem de Deus”, conseguimos demonstrar qualidades divinas como sabedoria, justiça e amor, o que nos torna únicos. Os humanos também nascem com a capacidade de ter valores morais e espirituais. Os animais não têm essas características porque não foram criados “à imagem de Deus”. Eles são inferiores aos seres humanos, e Deus não os fez para serem tratados da mesma forma que os humanos.

Mas será que isso quer dizer que os humanos têm o direito de maltratar os animais? Não.

Em sua Lei dada aos israelitas, Deus providenciou que os animais tivessem descanso, comida, proteção contra ferimentos e ajuda quando enfrentassem dificuldades. — Êxodo 23:4, 5; Deuteronômio 22:10; 25:4.

“Seis dias deves fazer teu trabalho; mas no sétimo dia deves repousar, para que teu touro e teu jumento descansem.”— Êxodo 23:12, nota.

 É errado matar animais?

O QUE AS PESSOAS DIZEM

Alguns caçam animais por esporte, empolgados com a ideia de perseguir ou capturar. Outros pensam como o romancista russo Leon Tolstoi, que escreveu que matar e comer animais é “simplesmente imoral”.

O QUE A BÍBLIA DIZ

Deus permite que as pessoas matem animais para se proteger ou para ter roupas. (Êxodo 21:28; Marcos 1:6) A Bíblia também diz que os humanos podem matar animais para comer. “Todo animal movente que está vivo pode servir-vos de alimento”, diz Gênesis 9:3. Até mesmo Jesus ajudou seus discípulos a pegar peixes que eles comeram mais tarde. — João 21:4-13.

Mas a Bíblia diz que Deus “odeia a quem ama a violência”. (Salmo 11:5) Assim, é lógico concluir que Deus não quer que os humanos machuquem nem matem animais simplesmente por prazer ou esporte.

A Bíblia indica que Deus dá muito valor à vida animal:

Segundo a Bíblia, na época da criação, “Deus passou a fazer o animal selvático da terra segundo a sua espécie, e o animal doméstico segundo a sua espécie, e todo animal movente do solo segundo a sua espécie. E Deus pôde ver que era bom”. — Gênesis 1:25.

A Bíblia diz sobre Jeová: “[Ele] dá aos animais o seu alimento.” (Salmo 147:9) Deus criou um eco-sistema que provê mais do que o suficiente alimento e abrigo aos animais.

O Rei Davi de Israel disse em oração: “Salvas o homem e o animal, ó Jeová.” (Salmo 36:6) Durante o Dilúvio global, por exemplo, Jeová preservou oito pessoas, além de animais de todos os tipos, ao destruir a humanidade perversa. — Gênesis 6:19.

É evidente que Jeová valoriza sua criação animal, e ele espera que os humanos tratem os animais com o devido respeito.

‘O justo importa-se com seu animal doméstico.’ — Provérbios 12:10.

Nota: Todas as referências bíblica, foram revistas e estão de acordo com a bíblia em qualquer versão ou tradução.

Fonte:  https://www.jw.org

Deixe uma resposta